ipdourados-igrejaA Igreja Presbiteriana de Dourados faz parte da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), que é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos – para saber mais sobre a IPB, clique em www.ipb.org.br.

Na cidade de Dourados, nossa história pode ser dividida em três períodos:

Os primeiros anos (1929): No final de março de 1929, chega na cidade o Rev. Albert Sidney Maxwell, depois de percorrer o Brasil buscando campo onde trabalhar. Com ele vieram os irmãos Nelson Araújo, médico; João José da Silva, Agrônomo; com sua esposa Guilhermina e seu filho Erasmo; Esthon Marques, professor. No dia15 de abril de 1929 acontece o primeiro Culto Protestante na cidade; com a presença dos seguintes pastores da Igreja Presbiteriana de Campo Grande: Rev. Felipe Landes e Rev. Eudes Ferrer. Assim funcionou este trabalho pioneiro de abril de 1929 até novembro de 1938.

O período como congregação (1938-1951): O trabalho pioneiro resultou num grupo maior de pessoas e foi formada a Congregação Presbiterial de Dourados em 21 de novembro de 1928, por iniciativa do Rev. Eudes Ferrer, da Igreja Presbiteriana de Campo de Grande; colaboraram com a Congregação Presbiterial os seguintes pastores: Rev. Dr. Frank F. Baker (1940); Rev. Josué Sales (de 1941 até maio de 1942) e o Rev. John Marion Sydenstricker pastoreou a igreja de maio de 1942 até o ano de 1951, quando iniciamos nossa terceira fase: a igreja organizada.

O período como igreja organizada (a partir de 1951): No dia 27 de maio de 1951 sob a direção do Rev. Francisco Pereira Alves – na ocasião presidente do Presbitério Oeste de Minas – e do Rev. John Marion Sydenstricker, responsável pelo trabalho, a Congregação Presbiteriana de Dourados foi organizada como igreja. Seu primeiro pastor foi o Rev. John Marion Sydenstricker, ocupando esta posição até o ano de 1959 (com uma breve interrupção durante o ano de 1952). Somando o tempo em que pastoreou no período em que a igreja era uma congregação, o Rev. Sydenstricker totalizou 16 anos de pastorado à frente desta igreja. Seus sucessores não superaram esta marca! Em 1958 foi construído o atual templo, de admirável beleza arquitetônica, projetado pelo filho do Rev. Sydenstricker, o engenheiro John Marion Sydenstricker Jr.

A galeria dos pastores titulares da igreja contempla 17 nomes. Devemos lembrar que ao longo dos anos a igreja contou com o serviço de vários pastores auxiliares.

Desde 2011, a Igreja Presbiteriana de Dourados é pastoreada pelo Rev. Ildemar de Oliveira Berbert, que conta com o auxílio dos pastores Werley e Wanderson (veja na seção “Nossos Pastores”). Nosso desafio hoje é continuar sendo igreja bíblica, com valores e princípios direcionados pela Palavra de Deus, firme em seus propósitos, enfrentando os desafios atuais do reino de Deus na terra, sem abandonar sua herança reformada.

A Ele Toda Glória!